O significado e o protagonismo forjados, a cada quatro anos, pela Copa do Mundo de Futebol nos anseios do povo brasileiro. Esta é a abordagem do livro de estreia de Felipe Morelli Machado, no qual o historiador revela um olhar crítico sobre as rivalidades, tensões e conflitos político-sociais que vigoram desde o Estado Novo no país. Em um panorama de contradições entre a mídia e o clamor popular quanto a uma seleção (de 1938) que não trazia na bagagem a sonhada taça de campeã do mundo, “a ambiguidade daquele momento histórico mostrava que o futebol, como símbolo nacional, serviria não somente aos propósitos de conservação da ordem vigente, mas também como instrumento de contestação e questionamento a essa mesma ordem.” Ilustrado com fotos e charges publicadas em jornais e revistas de época, a pesquisa aponta o futebol como produto e produtor da dinâmica social.
Bola na rede e o povo nas ruas! O Brasil na Copa de 1938
INFORMAÇÕES DO PRODUTO
- Capa comum: 284 páginas
- Editora: Eduff
- Ano: 2014
- Idioma: Português
- ISBN-10: 8522810257
- ISBN-13: 978-8522810253
- Dimensões do produto: 16 x 1,6 x 23 cm
- Peso de envio: 454 g
Sumário
1. “Disciplina acima de tudo!”
1.1 Todos juntos na mesma emoção? Pacificação e rivalidades
1.2 “Auxiliar o scratch é dever de todos os brasileiros!”: a Campanha do Selo
1.3 “Ide para o Futuro com os olhos voltados para o Passado!”: a invenção de uma tradição futebolística brasileira2. E vai rolar a bola nos gramados franceses
2.1 Servindo a Pátria sem criar embaraços: preparação e polêmicas
2.2 “Anulado o jogo! Viva o Brasil!”: o início do torneio e os delírios de um boato
2.2.1 Vibrou a alma popular! É a vez do Rádio3. A apoteose das ruas: um viva aos “verdadeiros” campeões
3.1 “O Desfile Monstro!”: o futebol enquanto rito público
3.2 É a vez do preto? O “Diamante Negro” e as desavenças em torno de um protagonismo conquistado e construídoConsiderações finais
Referências